segunda-feira, 13 de julho de 2009

VOCÊ SABE COMO ESCOLHER O MELHOR PRODUTO PARA O SEU CABELO?


SAIBA IDENTIFICAR O TIPO DO SEU CABELO

A análise do cabelo está baseada nas propiedades do fios e permite avaliar a condição dos componentes, possibilitando a escolha correta do tipo de produto e o tipo dos tratamentos que serão necessários. Agora vamos lá e parte por parte vou ajuda-los a conseguir identificar o seu:


*CURVATURA:
A curvatura é controlada geneticamente e varia de acordo com cada raça. Mas não impede que tenhas diferentes tipos de cabelo no mesmo couro cabeludo.
Identifique o seu entre:
-Liso
-Ondulado (liso com ondas leves)
-cacheado (cachos grandes e mais soltos [que quando penteia ele parece estar liso] )
-Crespo caucasiano (cachos pequenos e resistentes [que quando penteia e solta o pente ele volta enrrolar] )
-Crespo negróide (aquele que parece um algodãozinho e que não se forma cachos, ele é frizado).


*ESPESSURA:
Quanto a espessura o cabelo pode ser:
-Fino (em geral é macio ao toque, não retém normalmente o enrolado tão bem quanto ao cabelo mais espesso, os produtos químicos penetram muito rápido e facilmente, o que não significa que o resultado do tratamento seja mais eficiente, é mais sensível) .
-Médio (suave ao toque, retém o enrolamentos, os produtos químicos penetram fácil dando bons resultados).
-Grosso (o enrolamento produz ótimo resultado neste cabelo, são mais resistentes a penetração dos produtos químicos ).


*DENSIDADE:
É definida pelo numero de fios existentes por centímetros quadrado. É claro que não dá pra sair por ai tentando contar fio por fio, faça um rabo-de-cavalo e meça com a mão fechada (como se você fosse pegar um copo), se o dedo indicador e o polegar não se encontrar é sinal que é um cabelo denso, ou seja, muito cabelo!
O cabelo denso possui mais fios pos centímetro quadrado. A densidade não tem relação com a espessura do fio, um cabelo fino ou grosso pode ser denso ou esparso. Por exemplo: a maioria do cabelos crespos negróides são densos e finos.

*POROSIDADE:
Refere-se a compactação da estrutura do cabelo. Quanto menos compacta é a estrutura, maior é a porosidade dos fios. Quanto maior a porosidade, maior a absorção de líquidos e produtos químicos.
É possível verificar a porosidade deslizando o polegar e o dedo indicador por alguns fios de cabelo, da ponta em direção ao couro cabeludo.

-Pouco poroso: é resistente a absorção de água e de produtos químicos e seca rapidamente. No cabelo pouco poroso os dedos deslizam facilmente.

-Poroso: apresenta aspecto excessivamente seco, absorve água e outros líquidos rapidamente, demora para secar, não apresenta brilho e a cutícula (escamas) é áspera. Os dedos encontram resistência ao deslizar pelos fios.

-Muito poroso: é opaco, quando seco apresenta maior volume; suas pontas resistem a tomar forma e se quebram facilmente, No cabelo muito poroso a cutícula está danificada por excesso de tempo de processamento químico.

*ELASTICIDADE:
É a propriedade que o cabelo tem de ser estirado e de contrai-se naturalmente. Como se fosse um elático.
O cabelo com boa eslasticidade não quebra facilmente ao ser penteado ou escovado, e o cabelo com elasticidade ausente é ressecado e quebra sob mínina tensão.

*DEFINIÇÃO DO TEOR DE OLEOSIDADE:
-Normais: apresenta uma oleosidade necessária para a proteção dos fios.
-Oleosos: apresenta muita oleosidade na raiz e ao longo dos fios, interferindo no brilho, na leveza e no volume.
-Secos: apresentam uma falta de oleosidade na raiz ou ao longo dos fios, deixando-os sem brilho e ressecados naturalmente ou por processos químicos.
-Mistos: apresentam uma oleosidade mínima na raiz e no comprimento, normalmente são cabelos ondeulados e finos, e a conseqüencia do uso incorreto de produtos químicos que alteram sua forma e cor.

Bom agora que você já deve ter identificado o seu tipo de cabelo é fácil! Vamos começar pelos shampoos:

PROPRIEDADES DOS SHAMPOOS


*Um shampoo deve ser remover todas as sujidades, sem excessiva detergência.
*Ter um grau de espumação adequada.
*Ser facilmente eliminado pela lavagem, dando aos cabelos suavidade. brilho e maleabilidade.
*Ter um aroma agradável.
*Deve apresentar inocuidade dermatológica, ou deja, não causar irritação no couro cabeludo.


TIPOS DE SHAMPOOS


*Shampoos alaborados para cabelos normais, secos, oleosos, mistos, lisos, ondulados,crespos e etc...
*Shampoos elaborados para cabelos danificados, ou seja, que sofreram tratamentos químicos como tinturas, permanente, alisamentos, etc...
*Shampoo infantil.
*Shampoos para tratamento antiqueda e anticaspa.




O QUE DETERMINA UM SHAMPOO BOM


O que determina primeiramente um shampoo bom é o seu pH. A escala de grau de pH varia de 0 a 14. Os valores abaixo de 7 correspondem a um pH ácido e os acima de 7 correspondem a um pH alcalino. O 7 representa um pH neutro.

Todo shampoo deve ser formulado tendo um pH final ligeiramente ácido, ou pelo menos neutro. Quanto mais próximo o pH do produto estiver no pH normal do cabelo (em torno de 5,0) melhor será o aspecto do cabelo após a lavagem.

Todos os produto que são ácidos fecham as cutículas do cabelo, e que são alcalinos abrem as cutículas, ou seja, se o pH do cabelo é em torno de 5,0, quando você usa um shampoo que tenha um pH de 6,0 por exemplo ele abre a cutícula um pouco, após o uso do shampoo vem o condicionador geralmente com um pH em torno de 4,0 que penetra nos fios (pois a cutícula está levemente aberta) dando o tratamento necessário e fecha a cutícula dando selamento ao fio.

Os shampoos anticaspa são elaborados com um pH mais para alcalino em torno de 6,5 a 8,0 pois assim aumenta o poder de limpeza.

Os shampoos infantis são elaborados com pH 7,0 (o mesmo pH da lágrima, por isso não arde os olhos) que não abre e nem fecha as cutículas, é neutro.


Aqui está alguns produtos e o seu grau de pH:


Shampoos:
hidratantes-4,0 a 6,0 / pós-química-4,5 a 5,0 / anti-residuos e anticaspa-6.5 a 8.0 / neutralizantes- 3,0 a 4,5 / neutro ou infantil- 7,0
Condicionadores- 3,0 a 4,0
Máscaras hidratantes- 4,0 a 5,0
Ativos relaxantes (alisamentos) 11,0 a 13,0
Água oxigenada- 2,5 a 4,0
Coloração- 8,0 a 10,0
Couro cabeludo- 5,0
Descoloração- 10,0 a 13,0

UMA VERDADE CRUEL SOBRE OS PRODUTOS QUE ENCONTRAMOS NAS PRATELEIRAS

Infelizmente vou ter que dar uma notícia que não é tão boa assim mas que muitos já sabem: na maioria das vezes o produto não contém o que diz na embalagem. E vocês podem reparar que quase não se encontra a informação do pH (um item muito importante) na embalagem dos produtos!

Acontece que a diferença dos produtos profissionais (os que temos no salão que só são vendidos para os cabeleireiros) e os que estão na prateleira do mercado são enormes. Você ja reparou como seus cabelos ficam sedosos quando você vai ao cabeleireiro? mesmo que ele tenha só lavado? A diferença está na composição, veja bem: todos os shampoos são compostos de tensoativos (os detergentes como lauril sulfato de sódio e vários outros), os sobreengordurantes (que repõe a gordura como os ácidos graxos entre outros), os modificadores de viscosidades, os conservantes, corantes e perfumes, o diluente e aditivos especiais(componentes para o tratamento, ex.: ceramidas, queratina e etc...).

A diferença entre um e outro está na quantidade dos compostos. Para simplificar vou dar um exemplo: existe um shampo no mercado (um dos mais vendidos) que parece 'estragar' qualquer cabelo, eu não posso ser inconveniente aqui de usar este meio para criticar nenhuma marca, por isso não darei 'nome aos bois', porém vou dar o exemplo da sua composição comparando ele com um produto profissional: enquanto o profissional tem média de 5 a 8% de lauril (o dentergente) este tem média de 15%, e o pH dele acreditem: é de 12,0! E a diferença nos condicionadores e máscaras hidratantes é que, enquanto o profissional tem média de 3% dos ativos que tratam (queratina, ceramidas e etc...) os que estão nas prateleiras tem média de 0,5 a 1% (com algumas excessões).

A SOLUÇÃO

A solução mesmo é ir em algum salão de confiança e comprar os produtos profissionais do próprio cabeleireiro, ou pedir uma orientação para ele. Existem linhas elaboradas para os clientes manterem os cabelos bonitos em casa, e não são tão caros quanto parecem, dependendo da linha você pode encontrar a partir de 10 reais, a rentabilidade do produto e concentração é muito maior, por isso ele vai durar mais e você comprará menos além do seu cabelo ficar melhor. É claro que eu sei que nem todos tem condições de comprar estes mas também existem sim produtos bons no mercado, mas que em comparação com os outros também serão um pouco mais caro.

SAIBA QUAL O MELHOR TRATAMENTO PARA O SEU CABELO

Agora que você já identificou o tipo do seu cabelo, você certemente sabe do que ele precisa, veja aqui alguns tratamentos que existem no salão:

Cauterização: repõe a queratina perdida do fio e nutrientes essenciais para o cabelo dentro do fio, dá elasticidade, reconstrói a fibra capilar devolvendo água, vitaminas, minerais e proteínas perdidas em processos químicos ou fatores climáticos, em seguida sela o fio para que a queratina e os nutrientes se fixem mais dentro dos fios. Reequilibra o pH. Trazendo resultados imediatos.
Para que tipo de cabelo: extremamente danificado e poroso/ com corte químico/ descoloridos/ com alisantes/ sem brilho / emborrachando

Hidratação: devolve a maleabilidade ao fio, brilho, da textura aos fios, nutre selando as escamas, devolve massa a fibra capilar, melhora o condicionamento e maciez, alem de proteger a cor dos cabelos tingidos.
Para que tipo de cabelos: ressecado/ poroso/ fino e quebradiço/ descolorido/ com alisantes.

Reconstrução: reequilibra o pH, fortalece a queratina, da brilho e emoliencia, reduz a porosidade e da elasticidade aos fios.
Para que tipo de cabelo: danificados por processos químicos/ poroso/ grosso e ressecado/ descolorido/ com alisantes.

Acidificação: hidrata, equilibra o pH e neutraliza a fibra capilar.
Para que tipo de cabelo: descoloridos/ poroso e ressecado/ poroso pós coloração.

Desmineralização: retira o excesso de minerais dos fios acumulados por varias químicas ao longo do tempo, hidrata, condiciona, sela a cutícula.
Para que tipo de cabelo: com corte químico/ excesso de química/ excesso de queratina/ descoloridos.



Bom, este texto ficou muito longo e ainda não consegui passar tudo o que queria, mas com o decorrer do tempo farei outras postagens tirando mais dúvidas. E fica aqui um espaço aberto para perguntas que não foram aqui esclarecidas!


Espero que tenham gostado das dicas!


14 comentários:

  1. Oi juliana vc tem salão aki em santos, to afim de cuidar dos meus cabelos eles são ondulados mas tem quimica, qq coisa me ligue 78043886 - id 142*3225

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcia! Infelizmente estamos um pouco longe... meu salão fica em Santa Bárbara d'Oeste (do lado de Americana, próximo a Campinas).
    Mas qualquer dúvida conte comigo!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi! Lí seu artigo todo e fui conferir nos shampoos qual é o ph dos que tenho aqui. Surpresa: nenhum indica qual é o PH, e olha que tenho de boas marcas! E agora, José? Como vou saber qual o PH dos shampoos que estou comprando? Dou uma tremenda importância ao meu cabelo, e isso me interessa MUITO! Se puder me responder te agradeço. Obrigada, seu blog é muito legal! Nanda

    ResponderExcluir
  4. Oi Nanda! Desculpe a demora para lhe responder. Mas na verdade só os produtos profissionais que são vendidos nos salões que vem na embalagem indicando o pH, mas tem como tu saber sim! É só ligar para o número do sac (serviço de atendimento ao consumidor) que tem em toda embalagem de qualquer produto e perguntar, pois eles são OBRIGADOS a lhe informar.
    Fico muito feliz que tenha gostado do blog! Fiquei por um tempo afastada da net por problemas pessoais mas agora estou de volta!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Acho que e por isso que gosto de mante-lo raspado,...rs
    Inte!

    ResponderExcluir
  6. Oiee.., adorei a postagem... está super completa e com altas dicas. Parabéns!

    Quero te convidar a conhecer meu espaço na web; é um blog onde tem de tudo um pouco do nosso universo feminino, e principalmente moda que é a área em que trabalho. Ficarei muito feliz em receber sua visita.., e se GOSTAR de meu blog e se tornar seguidora, eu também me tornarei do seu. Aguardo pela sua visita.

    Vc ja viu o que esta vindo dos anos 80 para o verão 2010 no mundo da moda??? O short-saia! Depois vc da um pulo em meu blog para saber quais modelos e de como usar o short-saia. Bjks

    ResponderExcluir
  7. oi juliana gostei muito das suas postagens estão bem interessantes e bem explicadas!! parabéns eu também sou cabelereira e gosto muito do que faço tudo que é feito com gosto ,amor e carinho é um enorme prazer eu fiz um blog também bem simples se quizer fazer uma visitinha também ficaria feliz , ja sou seguidora do seu beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi juliana para mim esta explicação foi maravilhosa,estou tomando um curso de cabeleireiro e as vezes nem sempe comseguimos gravar tda explicaçao.espero sempre contar c vc.Um grande abrço Elisangela

    ResponderExcluir
  9. Oi Juliana nunca usei nenhuma quimica nos meus cabelos.
    Meus cabelos são ondulados, estou querendo fazer escova progressiva adóro cabelos lisos.
    Mas tenho amigas que me disseram que os cabelos começaram cair muito,e a escova progressiva que minhas amigas fizeram só durou uma semana depois voltaram o cabelo normal.
    Diz pra mim você que entende de cabelo, quanto tempo dura uma escova progressiva?
    Eu poderia fazer sem medo?
    Abraço... aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  10. oi juliana, gostei de tudo que li no seu artigo, queria uma indicação para o cabelo da minha filha, ela tem 3 anos e o cabelo dela é pouco, muito fino, resecado e liso na rais e cacheado do meio ate as ponta, quando penteio ele fica armado, e sem balanço.
    gostaria que vc indicasse algum produto para hidrata-lo, de ja agradeço.
    Ana Viana

    ResponderExcluir
  11. oi Juliana godtei muito de sua postagem, gostaria de sua ajuda, tenho uma filha de 3 anos, o cabelo dela é pouco, ressecado, liso na rais e cacheado do meio ate as ponta, quando penteio ele fica armado e sem balanço´pois é muito leve, gostaria que vc me indicasse um produto bom para este tipo de cabelo. de ja agradeço.
    Ana Eudes

    ResponderExcluir
  12. Olá juliana gostei muitos de suas dicas, mas gostrai de saber que produto usar no cabelo da minha filha, ela tem dois anos e o cabelo dela é fino, pouco, seco e assanhado. se vc puder me passar alguma informação sobre qal produto usar ficarei muito grata.
    um abraço

    ResponderExcluir
  13. oi juliana gostei muito da sua pagina na internet sobre cabelo me ajudou muito to fazendo curso de cabeleleira , vc podia editar outra pagina sobre cabelo ,sobre coloraçao como neutralização,tons ,quematização como mistura de tinta etc

    ResponderExcluir
  14. olá juliana, adorei essa matéria !!!
    gostaria de saber quais são as marcas no mercado que oferecem boa hidratação para cabelos quimicamente tratados, não tenho costume de comprar nos salões. um abç e fique c deus.

    ResponderExcluir