quinta-feira, 2 de julho de 2009

Quero tingir! E agora?




Respire fundo e tome coragem para mudar. Basta ficar de olho nas dicas abaixo para não errar a mão!


No salão


O melhor lugar para tingir o cabelo é no salão. Lá você pode conversar longamente com o cabeleireiro, escolher a cor com calma, ver as possibilidades de mudança.


O processo dura uns 40 minutos e custa de R$100 a R$200. O retoque tem que ser feito de 15 dias a um mês, dependendo da cor natural dos seus fios e do ritmo de crescimento do seu cabelo. É caro, não vou negar, mas alguns salões deixam que você leve sua própria tinta - daí o custo é o da aplicação e isso você negocia com o profissional.


Em casa

Se bateu aquela vontade de mudar o visual tingindo os cabelos, mas a grana anda curta, você pode optar por tingir seu cabelos em casa. Vale a pena dizer que dependendo do processo que deseja realizar a ajuda de um profissional é essencial para não estragar seus cabelos. O bom senso é tudo nessa vida. Uma menina com o cabelo negro que pretende ficar loira não pode tentar fazê-lo em casa sozinha. O resultado poderia ser desastroso.

Na hora de escolher a tonalidade, decida-se sempre por tons mais claros do que o desejado. Isso porque acreditamos que nosso cabelo é mais escuro do que realmente é. Tenha uma base pelo exemplo encontrado na caixinha.
Não se esqueça de que, dependendo do comprimento ou volume do seu cabelo, será necessário comprar mais de uma caixa.

Escolhida a coloração, o passo seguinte é fazer o teste de sensibilidade na dobra do braço um dia antes de aplicar o produto. Isso previne possíveis alergias aos componentes da fórmula.
Não lave os cabelos antes da aplicação, a oleosidade dos fios protege as escamas e garante uma madeixa mais saudável.
Após escolher a tonalidade, o tipo de tintura a ser aplicada e realizar o teste de sensibilidade, chegou a hora de colocar a mão na massa. Não é uma tarefa muito complicada tingir os cabelos, mas requer bastante atenção e destreza para não manchar a casa inteira e o pior; estragar os cabelos.

O primeiro que devemos fazer é proteger a pele próxima ao cabelo. Passe um hidratante na testa, na nuca e nas orelhas. Isso garante que após a aplicação somente o cabelo estará tingido e não o rosto inteiro. Espere o tempo recomendado. Feito isso, enxágüe os fios até sair toda a tinta. Não use nenhum tipo de xampu. Aplique um condicionante ou hidratente.


Depois da tintura


Cabelo com química tende a ressecar. Assim, além do dinheiro gasto com a tintura, você terá que investir em hidratações e no uso de produtos específicos para cabelos tingidos.


Regras básicas


Em casa ou no salão, vale a combinação cor de pele + tons de cabelo. Tudo bem, você pode ousar, mas pense que terá que segurar o estilão.


- Pele branca rosada: quase todas as cores combinam, só preste tome cuidado com o preto azulado que pode apagar seu rosto


- Pele branca amarelada: tons de castanho e mel. Loiros devem ser usados com moderação.


- Pele morena e negra: tons avermelhados, cobre e marrons, como chocolate e café.

6 comentários:

  1. Ju,

    acho melhor fazer caminha para mim aqui pq não sairei mais daqiu de dentro... me interessa saber mais sobre tinturas... agora virei escrava e meus cabelos são SUPER finos, já perdi tanto... sniffffffffffffff

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá Juliana,

    Tudo lindo neste blog, parabéns... já sou seu fã...

    ps: colaca também artigos para homens... nós estamos carentes de informações sobre cabelos e estética! bjs linda

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju.
    Muito legal seu blog e, principalmente, excelente para quem quer se cuidar sem gastar muito.
    Vou frequentar assiduamente.
    ABÇão, boa sorte e bom fim de semana.
    MarGGa, do Mol-TaGGe

    ResponderExcluir
  4. Muito simpático e bonito seu blog,parabéns!!!

    ResponderExcluir
  5. Nossa gente... Que bom que vocês gostaram! Fico muito feliz com isso!

    devidos estes comentário aqui, vou elaborar um post sobre cuidados com cabelos finos, e é claro que não esquecerei dos homens né! Tenho dicas muito legais para meu público masculino também!

    E fica aberto aqui para todos que quiserem dar sugestões de post ok! Me falem quais são seus 'problemas' de beleza que eu tento ajudar!

    Beijos a todos!

    ResponderExcluir